27 setembro 2010

SEMINÁRIO REÚNE TERAPIA OCUPACIONAL E FISIOTERAPIA NO HOSPITAL ROBERTO SANTOS

O "I Seminário Integrado de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Contexto Hospitalar: Tecendo Redes de Ações" vai reunir, nos dias 7 e 8 de outubro, na cidade de Salvador Bahia, profissionais das duas áreas no auditório principal do Hospital Geral Roberto Santos - HGRS. Também será realizada a I Rodada Científica da Residência de Fisioterapia Pneumofuncional. As atividades, nos dois dias, acontecem das 8 às 18 horas. O evento tem apoio da SESAB, por meio da Escola Estadual de Saúde Pública.

O objetivo é fomentar a troca de experiências e agregar conhecimentos teóricos e práticos entre os dois serviços, fortalecendo a rede de assistência hospitalar, como explicam as coordenadoras dos serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, Zita Machado e Ana Cristina Britto. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail toefisio.hgrs@gmail.com e os telefones 71.3372-2978 (CTO), 71.3372-2946 (CORFIS) e 71.3372-2957 (RH) estão disponíveis para informações.
Extensa programação

Na quinta-feira, dia 7, a primeira mesa redonda, prevista para as 9h30, após a solenidade de abertura, discute o tema "Reabilitação funcional: ação contextualizada", coordenada pela terapeuta ocupacional (TO) Marilvia Claudino. A segunda mesa, às 10h25, discute "Método Canguru: intervenção nas três etapas", coordenação da fisioterapeuta Ana Carolina Brasil.

À tarde, os trabalhos reiniciam às 13h30 com a mesa redonda "Atuação baseada em evidências", coordenada pela TO Ana Marta Ponte. "Intervenção em Unidade de Saúde Intensiva: relatos de experiência na saúde do adulto", das 14h10 às 15h40, é a segunda mesa da tarde, coordenada pelo fisioterapeuta Kessler Gomes. Das 15h40 às 16h10, acontece a mesa redonda "Um novo olhar sobre a assistência na Emergência", coordenação de Claudacy Pessoa (fisioterapeuta), e, das 16h10 às 17h40, "Intervenção em unidades pediátricas: o cuidado com a criança hospitalizada", coordenada por Ana Patrícia Barreto, terapeuta ocupacional.

No dia 8, sexta-feira, às 8h30, "A Terapia Ocupacional na gestão" é tema da primeira mesa redonda, coordenada pela TO Maira Oliveira. Das 9h40 às 10h50, "Intervenção da TO nas maternidades", coordenação de Ana Cristina Britto. Das 10h50 ao meio-dia, "A Terapia Ocupacional na atenção à criança e ao adolescente", coordenação de Carina Vieira (terapeuta ocupacional). Do meio-dia às 12h20, "Relato de experiência na Clinica Cirúrgica", coordenação da TO Lívia Trindade.

À tarde, das 13h30 às 14h25, a mesa "Relatos de experiência na atenção à saúde do adulto e do idoso", coordenada pelo TO Mário Sérgio Tourinho. Das 15 às 16h15, "Práticas na assistência em saúde mental", coordenação da TO Daniele Bacelar. A mesa redonda "Ampliando redes de ações" acontecerá das 16h15 às 17h35, sob coordenação da TO Marilvia Claudino. Das 17h35 às 17h50, será apresentado o "Relato de Pesquisa na Área Hospitalar - Terapia Ocupacional no contexto hospitalar: um delineamento da profissão em hospitais gerais e especializados da cidade de Salvador-BA", com coordenação da TO Sílvia Barral e orientação de Isa Coutinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário